Atualidades Brasil

Atualidades Brasil

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Química e Agricultura: uma relação delicada

Com o crescimento populacional houve a necessidade de maior produção de alimentos, expandindo as áreas cultivadas. No entanto, nos últimos séculos ocorreu um acelerado processo de urbanização que diminui o espaço rural, justamente onde se produz os alimentos.

Os impactos da urbanização para a agricultura
A urbanização trouxe mais tecnologias. Hoje nos países ricos, as máquinas representam cerca de 90% da força agrícola.



Hoje, a produção agrícola não serve apenas para alimentar a população de um país. Ela é investimento de grande rentabilidade, controlada por poderosas empresas de grupos industriais e financeiros. Nesse empreendimento não se recorre somente à mecanização, mas à Química. 

Onde está a Química na Agricultura?
- Na terra enriquecida: o uso de fertilizantes  químicos contribuem para aumentar a produtividade agrícola, melhorar os rendimentos das áreas cultivadas ou recuperar os solos empobrecidos pela constante utilização.
- No controle de pragas;

Quais os efeitos negativos?
Fertilizantes e agrotóxicos podem, a curto prazo, levar benefícios a uma pequena quantidade de seres vivos, mas podem trazer malefícios a muitos seres vivos a longo prazo.
Além disso os agrotóxicos contaminam a água, os animais e os vegetais

Se utilizada da maneira certa a química pode ser uma boa ferramenta para o aumento da produtividade de alimentos, mas se utilizada de forma descuidada a química afeta o meio ambiente e pode trazer prejuízos a nossa saúde. Ou seja, como tudo na vida está nas mão se quem usa essas tecnologias definir se as usará para o bem ou para o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário